Governo do Piauí projeta a conclusão de duplicação das BR’S em 2016

A proposta é que os parlamentares atuem na liberação de R$ 90 milhões para a conclusão

24b5c3ffddmedia-300x250e

O Governo do Estado do Piauí está planejando a conclusão das obras de duplicação das BRs 316 e 343 para o primeiro semestre do ano de 2016. O anúncio foi feito pelo governador Wellington Dias (PT) durante uma reunião com a bancada federal piauiense realizada em Brasília. A proposta feita por ele é que os parlamentares atuem na liberação de R$ 45 milhões neste ano e mais R$ 45 milhões em 2016, completando os R$ 90 milhões que serão necessários para a conclusão da obra em Teresina.

A gestão estadual não possui mais intenção de realizar a obra sozinha e defende o alargamento com ônus para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) através dos Ministérios de Transportes. A BR-343 tem chance de uma liberação mais rápida dos recursos por estar inserida na terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).

Já a BR-316 terá a parte urbana até o posto da polícia Rodoviária Federal (PRF), duplicada pelo Governo do Estado através do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER). Os recursos para esta duplicação são oriundos de contrato de empréstimo anual, sendo que a parte seguinte será feita com 90% de recursos da União e 10% aplicados pelo Estado. A proposta foi apresentada pelo governador ao Ministro de Transportes, Antônio Carlos Rodrigues durante a reunião em Brasília.

A construção do rodoanel também foi rebatida durante o encontro do governador com os parlamentares federais e foi informado que a Secretaria Estadual dos transportes e o Incra estão procurando resolver a pendência judicial que embarcou a obra em 2014. Um assentamento do Incra questiona o valor das indenizações pagas e a conclusão de uma nova negociação é aguardada para este mês para cumprir a previsão de entrega da obra para o início de 2016.

Fonte: Com informações do Jornal MN

Publicado Por: Lanna Pontes

• Responder
    novembro 29, 2015