About the author  ⁄ SindSystem

“A redução das desigualdades, a eliminação da pobreza e a ampliação dos direitos sociais são marcas fundamentais do meu governo, às quais jamais poderemos renunciar. Ajustes fazem parte do dia a dia da política econômica, bem como do cotidiano de empresas e pessoas, ajustes nunca são o fim em si mesmos, são medidas necessárias para atingir um objetivo de médio prazo, que, em nosso caso, permanece o mesmo: crescimento econômico com inclusão social. Não promoveremos recessão, nem retrocesso”, disse a presidenta, na mensagem.

O texto enviado pela presidenta aos parlamentares foi entregue hoje (2) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e lido pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso Nacional, deputado Beto Mansur (PRB-SP). A leitura do texto durou mais de uma hora, e a mensagem fez um longo balanço de todas as ações do governo em áreas como economia, educação, saúde, segurança, infraestrutura e política internacional.

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha; ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil); presidente do Senado, Renan Calheiros, e Ricardo Lewandowski (STF) na abertura do ano legislativo (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ministro Aloizio Mercadante, e os presidentes do Senado, Renan Calheiros,
e  do  STF,  Ricardo  Lewandowski,  na  abertura  do  ano  legislativo      Fabio  Rodrigues  Pozzebom/Agência  Brasil

Na mensagem, a presidenta fez uma análise da atual situação econômica do país e destacou as medidas que estão sendo adotadas pelo governo. Ela ressaltou que o controle da inflação será prioridade da gestão macroeconômica e garantiu que o governo vai preservar as metas de todas as políticas sociais como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Mais Médicos, o Ciência Sem Fronteiras e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “A razão de ser da gestão responsável e consistente da política econômica é estimular o crescimento e dar meios para execução de políticas que melhorem o bem-estar da população”.

Segundo ela, o governo absorveu a maior parte das mudanças no cenário econômico e climático em suas contas fiscais, para preservar o emprego e a renda, mas agora chegou a um limite. “Estamos diante da necessidade de promover um reequilíbrio fiscal para recuperar o crescimento da economia o mais rápido possível, criando condições para a queda da inflação e da taxa de juros no médio prazo, garantindo, assim, a continuidade da geração de emprego e renda.”

A presidenta também destacou o incremento na capacidade de geração e transmissão de energia e a inclusão de fontes alternativas e limpas como a solar e a eólica. “Isso mostra que estamos fazendo os investimentos necessários para assegurar a oferta de energia em níveis necessários para o crescimento do país”, ressaltou. Dilma voltou a garantir a disposição do governo em ajudar o governo de São Paulo em obras para garantir o abastecimento de água no estado. “A mesma disposição se estende às demais unidades da Federação, especialmente da Região Sudeste, fortemente afetada pela maior seca das últimas oito décadas.”

Outra medida que será encaminhada ao Congresso Nacional, de acordo com a presidenta, é uma proposta de alteração da Constituição para que a segurança pública se torne atividade comum de todos os estados. Ela também destacou que o governo vai adotar medidas para combater a corrupção e a impunidade no país e apoiar a reforma política.

Confira também

 

Fonte: Agência Brasil

Read More →

Na manhã da última sexta-feira, 30 de janeiro, a prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro, acompanhada da vereadora Daniele Monteiro de Brito, e dos secretários de Turismo e Meio Ambiente, Marcos Cazuza, e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Ferreira da Silva, visitou a empresa de cultivo de camarão marinho Northern Star do Brasil, situada na comunidade Barra Grande.

A prefeita conheceu as atividades exercidas pelo empreendimento, que gera emprego e renda na região, e apresentou, ao gerente, os projetos sociais e associações existentes no município. Além de estreitar o contato entre o poder público e o setor privado, Vânia Ribeiro falou da importância das parcerias para fortalecer os projetos sociais já realizados nas comunidades de Cajueiro da Praia, a exemplo do Vivo do Kite, Latinha e Barratur.

“A ajuda da empresa Northern Star do Brasil pode permitir que mais jovens sejam contemplados com essas ações. A iniciativa exitosa da Associação de Condutores de Turismo da Barra Grande (Barratur), que, no início, contava com poucos integrantes fazendo os passeios do cavalo marinho, é um bom exemplo. Hoje, a associação formada por filhos de pescadores garante renda para muitos jovens e serve de exemplo de como fazer ecoturismo de forma sustentável. Esse trabalho já conseguiu repercussão nacional”, comentou a prefeita Vânia Ribeiro.

Segundo o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Cajueiro da Praia, Marcos Cazuza, a prefeita fará visita a outras empresas do município, com o mesmo objetivo, sensibilizando-as da importância de dar o apoio às causas sociais. “Estamos dialogando com os empresários para que eles percebam que esse apoio trará excelentes retornos à população, pois é um investimento direto no futuro das pessoas”, destacou.

Para a prefeita, a gerência da Northern Star do Brasil entendeu a importância de apoiar os projetos sociais e o impacto positivo que causam nas comunidades. “Essas iniciativas contribuem para a redução da desigualdade social. Estou confiante de que os empresários de Cajueiro da Praia serão sensíveis aos esforços de unirmos forças para ajudar nossos jovens, os principais beneficiados com essas ações”, concluiu.

Read More →